Cidades

Comércio reabre em Maricá e empresários comemoram

Imagem ilustrativa da imagem Comércio reabre em Maricá e empresários comemoram
Comércio reabriu nesta sexta-feira (9). Foto: Karina Cruz

O comércio de Maricá reabriu nesta sexta-feira (9), depois de 13 dias fechado para evitar a proliferação do novo coronavírus na cidade. A bandeira laranja foi mantida até esta quinta-feira (8), com as medidas de restrição. Comerciantes comemoram a decisão de reabertura, que aconteceu sem aglomerações.

"Essa decisão veio para nos dar um respiro. Agora espero que continue aberto, cada pessoa tomando o devido cuidado para continuar nossa vida nesse novo normal". 

Monique Albuquerque, comerciante

O empresário Vinícius Fiálio, que tem dois estabelecimentos na cidade, contou que ao todo os seus negócios tiveram uma perda de 80% de lucro ao serem fechados pela segunda vez. 

“Concordo com as medidas de restrições, pois hoje estamos lutando contra um inimigo invisível e não temos tantas armas, mas uma das principais é o isolamento. Se passaram 13 dias e a pergunta que eu faço é: 'o que mudou?' Como empresário, nós fazemos planejamentos de compra e, de repente, fecha tudo e você fica a ver navios. Espero que agora esse cenário seja diferente”, disse. 

Ruas ficaram movimentadas por volta de 11h. Foto: Karina Cruz

Aos poucos as pessoas foram tomando as ruas do centro da cidade e a movimentação era grande, mas sem aglomerações, até as 11h. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maricá, Paulo Santos, afirmou que espera que o comércio não tenha que fechar pela terceira vez, já que a renda está muito enfraquecida.

"Esperamos que essa interrupção mais severa tenha sido a última, porque o comércio, bares, restaurantes e demais atores econômicos não terão condições de aguentar outro ciclo igual a esse. A economia está muito enfraquecida. As contas não param de chegar. Como sustentar essa situação? Mesmo aqui na cidade de Maricá, onde temos tido um apoio importante da prefeitura com os programas de empréstimos aos empresários e sociais aos mais necessitados, está muito difícil".

Paulo Santos, presidente da CDL de Maricá

Segundo a prefeitura, a intenção é restabelecer a capacidade econômica da cidade sem prejuízo ao combate à pandemia, cujos indicadores em Maricá continuam em níveis preocupantes.

A partir desta sexta-feira (9), passam a vigorar novas regras de contenção ao avanço da pandemia. Entre as medidas, no entanto, está mantida a suspensão do retorno às aulas presenciais nas escolas públicas municipais de Maricá. 

O que pode voltar a funcionar a partir dessa sexta: 

• Academias: das 6h às 11h e das 16h às 21h; 
 
• Comércio em geral: das 9h às 17h;
 
• Salões de beleza: das 10h às 19h; 
 
• Templos religiosos: das 7h às 22h;
 
• Clínicas e consultórios: horário comercial;
 
• Ambulantes e Camelôs: das 9h às 17h; 
 
• Quiosques: das 8h às 19h. 

Casos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (7), registrou 12.381 casos confirmados e 287 óbitos por Covid-19. Estão curadas da doença 11.850 pessoas e há, no momento, 244 casos ativos, além de 10 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde. 

< Baleado durante tiroteio em Venda da Cruz Caminhão interdita via na RJ-106 em São Gonçalo <